skip to Main Content
contato@academiadeletrasdobrasil.org.br
logo topx

Palavra do Presidente

Olá, seja bem-vindo (a).

A Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR, vos saúda e convida a todos a se envolverem nesta jornada recheada de conhecimento.

Percebemos, ao longo da História, que a evolução humana só alcançou os níveis mais expressivos de desenvolvimento e civilização por meio da educação e da cultura. Essa realidade torna clara a insuficiência do conhecimento transformador de realidades, apenas por meio da educação. Mas, na mesma proporção, o conhecimento se faz poderosa ferramenta para a formação social, econômica, artística e cultural – pilares de uma sociedade que desfruta da plenitude do saber.

Em se tratando de manutenção e defesa da Língua Portuguesa e da cultura brasileira, verificamos que o grande desafio a ser estabelecido diante dos diversos cenários em nossa sociedade, bem como na diversidade de camadas sociais, é o fomento de uma produção genuína e altamente qualificada, que possibilita aos cidadãos brasileiros realizarem sonhos e serem reconhecidos por seu potencial de produção, promovendo a nação brasileira e suas múltiplas artes, no território nacional e por todo o planeta.

O povo brasileiro vive em abundante e constante mutação, pois aprendeu a lidar com as mazelas da vida cotidiana com muita bravura e incansável desejo de viver em um país cada vez melhor. Somos uma nação abençoada em recursos naturais, geografia adequada e que favorece o desenvolvimento do país, com riquezas naturais e patrimônio histórico incalculáveis, mas o que o Brasil tem da mais importante e valioso é o brasileiro. Sendo assim, a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR convida a cada um desses brasileiros comprometidos com a defesa da soberania de nossa pátria, com a manutenção da família como célula mãe que move a sociedade e com a preservação dos princípios e valores que formam brasileiros vencedores,  a se envolverem na missão de tornarem-se, de fato, agentes multiplicadores do conhecimento, por meio das mais diversas manifestações do saber – seja através das Letras, Artes, Cultura ou Ciência. Pois uma nação que produz conhecimento, é uma nação que evolui; um povo que desenvolve e preserva sua cultura, é um povo que não se dilui. Este site foi criado pensando exatamente em você.

Fique à vontade, pois estamos linkados no propósito de congregar as melhores ideias desta nação!

Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR

Uma breve história

A Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR é uma associação sem fins lucrativos, que tem por objetivo primário promover uma efetiva transformação social, pulverizando o conhecimento gerado por expoentes literários, artistas e afins, através de projetos autorais. Pretende-se, por conseguinte, proporcionar aos cidadãos brasileiros e estrangeiros – independente da classe social na qual estão inseridos, acesso ao conhecimento nos segmentos-base da Academia (Literatura, Artes, Ciências e Cultura), por meio de projetos gerados visando alcançá-los em suas diversas comunidades e tribos, direcionados por uma conduta ética/cristã, primando pelo respeito, tolerância e busca incessante pelo saber.

O Brasil possui em sua estrutura mais intelectualizada, a Academia Brasileira de Letras (ABL), que é uma instituição bicentenária fundada no século 19, por Machado de Assis, tendo como referência a Academia de Letras da França. A mesma possui em seus quadros 40 grandes escritores, eleitos como os expoentes da literatura brasileira, que são sucedidos somente após a morte do até então titular, tendo como premissa para a sucessão número e qualidade de obras literárias de seu ainda concorrente, e levando em consideração aspectos como idade mínima para o ingresso, dentre outros, tornando o acesso restrito a um grupo seleto e que comunga dos mesmos ideais.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) possui foco na literatura, é partícipe de uma filosofia iluminista e politeísta, assim como as demais academias às quais deu origem. Após ser empossado como Acadêmico Imortal na Academia de Letras do Brasil – Global / Seção Minas Gerais, no ano de 2013, ocupando a cadeira 17, Patrono Graça Aranha, o escritor, pastor, acadêmico e atual Presidente da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR, Dr. Helbert Pitorra, percebeu a necessidade de alavancar um projeto ousado e necessário, para a tomada de posse de um território ainda não conquistado, por via de uma proposta direta, que ofertava possibilidades aos intelectuais das mais diversas áreas do conhecimento e promoção cultural. Logo surgiram adeptos da ideia de “libertação” de uma linha exclusivista e que beneficiava apenas a literatura, culminando na fundação, emancipação e projeção de um crescimento da estrutura intelectual da então Academia de Letras do Brasil/ALB, inserindo em seus quadros formadores de opinião também nos segmentos de Arte, Letras, Ciência e Cultura em geral.

Desde então, a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR vem recebendo em seus quadros, autoridades e personalidades do Brasil e de várias partes do mundo, que abraçaram a ideia de se tornarem verdadeiros promotores de uma almejada e, poder-se-ia dizer, utópica transformação social – não fossem muitas expectativas e fé na unidade de pessoas que buscam trabalhar e viver em prol do bem comum. Em nova fase, conduzida de modo a abraçar a todos quantos intentam desfrutar de um tempo em que oportunidades de desenvolvimento de projetos literários, artísticos, científicos e culturais sejam equiparadas entre todos os cidadãos que têm algo a oferecer, a ALAC-BR pretende movimentar estruturas sociais de modo inovador, mantendo sua essência de preservação da língua, fomentando ações que promovam conquistas e transformações individuais e coletivas.

Hoje, nossos objetivos anelam provocar aspirações de desenvolvimento de cada membro da Academia, em proporções inimagináveis, por meio de suas obras de cunho literário, artístico, científico e cultural que, através de ações desenvolvidas que alcancem pessoas e lugares inimagináveis. Consciente da infinitude do campo do saber – insondável em desafios e possibilidades, a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR tem absorvido intelectuais para a composição de seus quadros, visionários que acreditam em seu potencial de conquista e no valor da unidade.

Do rompimento com o pensamento e conduta filosóficos estabelecidos pela gestão das outras grandes Academias brasileiras, o atual presidente da Academia de Letras,, Artes e Cultura do Brasil/ALB, Dr. Helbert Pitorra – acompanhado por um número significativo de renoomados intelectuais, vem trabalhando impulsionados à oferta do acesso direto e irrestrito a esses importantes fundamentos do conhecimento, a cidadãos e diversas camadas sociais, visando o conhecimento pleno, balizados e guiados por valores que não mais apenas detêm a literatura como fio condutor para o conhecimento, mas sim, as múltiplas ferramentas do saber.

NOTA: O Estado de Minas Gerais (BR) sempre se apresentou de modo vanguardista, participando ativamente na construção da História do Brasil e promovendo constantes revoluções nos pilares de sustentação da sociedade brasileira. Estabelecendo um paralelo, percebemos que a Reforma Protestante comandada por Lutero, nos permite fazer um levantamento histórico de rompimento com a filosofia papal e o domínio imperialista romano, estabelecendo assim, uma era de libertação por meio do acesso ao conhecimento pleno, à luz das Sagradas Escrituras – histórica e cientificamente reconhecidas, por se tratarem de um compêndio de valores mundialmente aceitos. Sendo assim, aderimos a um modelo de gestão independente, idôneo e laico, resguardando os princípios e valores morais e éticos, que conduzem os bons costumes, guiando nossa sociedade a um plano de paz.