skip to Main Content
contato@academiadeletrasdobrasil.org.br
logo AcademicosALAC

Os quadros de membros da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR, visam atender às suas necessidades regionais, nacionais e internacionais, em se tratando de estrutura funcional. Para tanto, foram estabelecidas hierarquicamente três (3) grandes grupos, que compõem os quadros burocrático e administrativo. São esses: Diretoria Nacional, Diretorias Regionais, Assessorias (Fiscal, Jurídica, Marketing & Comunicação e Relações Interinstitucionais).

Os demais cargos oficiais da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR estão divididos em seis grupos de Acadêmicos, devidamente destacados mediante suas contribuições literárias, artísticas e culturais para a sociedade – os quais qualquer Acadêmico devidamente chancelado pode vir a ocupar – desde que atenda às respectivas exigências para tanto.

Como órgão pulverizador do conhecimento coletivo, por política meritocrática a Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR se propõe a homenagear periodicamente personalidades nacionais e estrangeiras, que estejam em voga de alguma forma no cenário regional, nacional ou internacional, atendendo à sociedade e/ou comunidade local por meio da literatura, das artes ou da cultura – mesmo que esse (ainda) não seja um membro da Academia/ALAC-BR.

E, não menos importante, nesse ano (2018) fora criado um projeto que visa contemplar uma categoria considerada “especial” pela Academia/ALAC-BR. Trata-se de uma forma de reconhecimento público de crianças e adolescentes, dos sete aos dezessete anos, potenciais aspirantes a cargos acadêmicos, em sua maioridade.

Abaixo, breves considerações sobre cada cargo dos quadros da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR: 

Membro Vitalício (Imortal Acadêmico)

É o membro que ocupa uma cadeira acadêmica destinada aos escritores e artistas, que desenvolveram obras literárias e artísticas de grande expressão, ou que desenvolvam projetos de grande amplitude científica, acadêmica, social e/ou cultural. É o Acadêmico denominado e estabelecido como guardião das Artes, Ciências, Cultura, Literatura e Língua Portuguesa, por meio da escrita e/ou demais vertentes sócio-artísticas-culturais. Pode ser indicado ou concorrer aos cargos eletivos das diretorias regionais, bem como indicado pelas diretorias regionais conforme previsões regimentais, para compor assessorias especiais das presidências regionais,  nacional e ser  indicado  para  compor  comissões  e  delegações  internacionais.  Pode  ser escalado como responsável pela representação da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR em solo pátrio ou fora do país, em eventos oficiais, institucionais, inter institucionais e acadêmicos. De acordo com a avaliação e preenchimento dos requisitos, o Membro Vitalício poderá receber carta-convite  para  ingresso  no  continente  europeu,  por  parte  das  Academias de Letras da França, Suíça e Portugal, o que viabiliza seu acesso aos respectivos países, bem como a toda a zona do Euro.

Conheça os Membros Vitalícios da ALAC-BR
Grande Embaixador

É o membro responsável pela representação da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR em solo pátrio ou fora dele, em eventos oficiais, institucionais, inter institucionais e acadêmicos, tendo por dever zelar pelas Artes, Ciências, Cultura, Literatura e Língua Portuguesa, como expoente do saber. Pode ser indicado ou concorrer aos cargos eletivos das diretorias regionais, conforme previsões regimentais. De acordo com a avaliação e preenchimento dos requisitos, o Grande Embaixador poderá receber carta-convite para ingresso no continente europeu, por parte das Academias de Letras da França, Suíça e Portugal, o que viabiliza seu acesso aos respectivos países, bem como a toda a zona do Euro. Tanto quanto um Membro Vitalício, pode ser indicado para representar a Academia/ALAC-BR nas parcerias internacionais e representações oficiais, junto a órgãos governamentais e militares, sendo essas as duas únicas posições outorgadas desse benefício.

Conheça os Grandes Embaixadores da ALAC-BR
Membro Correspondente

É o membro responsável pela divulgação das Artes, Ciências, Cultura, Literatura e Língua Portuguesa, relacionadas à Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR por meio de seus respectivos idealizadores (demais Acadêmicos e/ou parceiros), sendo sucessor direto na escala hierárquica da Academia/ALAC-BR aos cargos de Grande Embaixador e Membro Vitalício. Pode ser indicado ou concorrer aos cargos eletivos das diretorias regionais, conforme previsões regimentais.

Conheça os Membros Correspondentes da ALAC-BR
Membro de Honra

É o título destinado a homenagear associações, instituições, órgãos públicos, congêneres, bem como intelectuais vinculados às Artes, Ciências, Cultura e Letras em geral que, em razão de sua atividade protocolar, mantêm contatos freqüentes com atividades de interesse da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR e da sociedade brasileira. Em tempo, honra é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características consideradas socialmente virtuosas.

Conheça os Membros de Honra da ALAC-BR
Embaixador

É o membro responsável pela representação da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR em toda a extensão do solo nacional, em eventos oficiais, institucionais e acadêmicos, tendo por dever zelar pelas Artes, Ciências, Cultura, Literatura e Língua Portuguesa, como expoente do saber. Pode ser indicado ou concorrer aos cargos eletivos das diretorias regionais, conforme previsões regimentais. Sempre que estiverem em agendas oficiais, deverá usar de vestimenta trajes sociais de gala, bem como as honrarias ofertadas pela Academia/ALAC-BR.

Conheça os Embaixadores da ALAC-BR
Neo Acadêmico

É o título destinado ao intelectual que está dando início nos quadros da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR, à sua trajetória acadêmica, artística, científica, cultural e/ou literária,  visando  ampliar seu leque de atuação a partir do seu potencial de produção e criação. Para intelectuais que compreendam fazer parte da Academia/ALAC-BR como importante acelerador de seus projetos, é o título que atende a profissionais e intelectuais das mais diversas áreas, relacionadas às Artes, Ciências, Cultura e Literatura, como: escritores, colunistas, jornalistas, artistas, atores, fotógrafos, chargistas, quadrinistas, designers, ilustradores, músicos, estilistas, modelos, militares, cientistas etc. – intelectuais, de modo geral.

Conheça os Neo Acadêmicos da ALAC-BR
Homenageados

São aqueles selecionados a partir de indicações por membros da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR, para homenagens honoríficas e de mérito, na solenidade em voga nesse edital, concedidas a autoridades e personalidades atuantes em diversas áreas e esferas sociais, com reconhecida prestação de serviços à sociedade brasileira e/ou comunidade internacional. Os homenageados não se tornarão membros da Academia/ALAC-BR, em função das honrarias recebidas.  Mas  tal  vínculo por reconhecimento  se  faz  importante corroborador de presentes e/ou futuros projetos, bem como legitima a autorização para citação da Academia/ALAC-BR como pretensa apoiadora de seu trabalho, visto que seus meios de comunicação se farão canal que validarão esse apoio, de forma indireta.

Conheça os Homenageados da ALAC-BR
CARGO DE HONRA: Membro Correspondente Aprendiz

Trata-se de um projeto da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR que contemplará crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, que se destacam na expressão de seu potencial intelectual literário, artístico, científico e/ou cultural. Esse receberá notoriedade e espaço cativo nos eventos da Academia/ALAC-BR e, havendo oportunidades, em eventos da rede de parceiros, para a ampliação do alcance de suas obras tanto em solo pátrio quanto internacional. As ações serão sempre balizadas pela concordância direta dos responsáveis legais e pela lei 8069/1990.