skip to Main Content
contato@academiadeletrasdobrasil.org.br

Washington de Sá

Founder and Coordinator of Protected Children’s World Network

De Promotor de Vendas, Gerente Operacional de Merchandising, técnico em Contabilidade, aspirante a Historiador, Administrador, Gerente de Projetos e Gestor de Negócios, Consultor e Sócio-diretor de empresas a defensor da VIDA. ‘Plural’ define com propriedade o mineiro Washington de Sá, apresentado ao mercado de trabalho no início da adolescência. Não por acaso, tal realidade o levou a traçar curiosa trajetória profissional, provendo-lhe desenvolvimento enquanto pessoa e profissional de singular multidisciplinaridade, fundamentada em muita experiência prática. No entanto, oportunidades únicas, títulos e premiações que viera a conquistar passaram a ocupar lugar secundário em seu coração, enquanto como missionário em vias de dedicação ao exercício do pastorado, absorveu como valor a importância de pessoas, em detrimento de coisas. Lançou-se, então, como pesquisador a circular do Oiapoque ao Chuí por três anos e meio, mergulhando em realidades de aproximadamente 20 mil crianças e adolescentes, visitando de casa em casa mais de 3 mil famílias, visando compreender mudanças de comportamento nesse nicho, partindo do pressuposto da influência massiva da mídia, para tanto.

Imergiu em conhecimento humano, a ponto de vir a tornar-se reconhecidamente qualificado nacional e internacionalmente, por notável saber enquanto Linguista, Psicólogo e especialista em sexualidade humana e seus desdobramentos, pelas vias do autodidatismo. Tal processo é corroborado tanto por mentoria de célebres acadêmicos e profissionais – como Vishal Mangalwaldi, Darrow Miller, Bob Moffitt, Landa Cope e outros tantos, quanto por renomadas instituições nacionais e internacionais, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Claves (Uruguai), University of Oxford (Inglaterra) dentre outras. Por conseguinte, cada investimento em tempo dedicado visando prover meios para transformação de realidades, extrapolou suas pretensões de atuação local, levando-o a tocar de forma pluridisciplinar esferas humanas e sociais. Washington de Sá veio, então, a atuar como Professor em instituições de ensino diversas, como Seminário Teológico Cristo Para as Nações (CFNI-BR), Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT), Seminário Teológico Carisma (STC-BH) e Universidade Livre Transforma Brasil, até o ano de 2018. E, por um período, chegou a apresentar programas de TV, nas emissoras Rede Super e Rede Bênção.

Em paralelo, veio a idealizar o Instituto Infância Protegida, hoje ‘Rede Mundial Infância Protegida’, que atualmente conta sua dedicação, em parceria de forma colaborativa com mais de 150 pessoas, entre voluntários e profissionais de áreas equivalentes à proposta do projeto. A iniciativa local, em vias de alcançar fronteiras internacionais, tem a proposta de acolhimento e atendimento a crianças, adolescentes e famílias afetadas por consequências de violência e abuso sexual por meio de projetos e programas, e de capacitação de pessoas no que tange ao direito e proteção da vida. Hoje a Rede Infância Protegida alcançou proporção tal, que teve sua causa abraçada por pessoas atuantes em instâncias legislativas, educacionais, eclesiásticas e até da saúde no Brasil.

Washington de Sá atualmente é Professor e Coordenador do Centro de Estudos Infância Protegida, Diretor das Clínicas Infância Protegida e Coordenador do Espaço Infância Protegida. Também colabora como Consultor com a CPI dos Maus Tratos contra crianças e adolescentes, do Senado Federal Brasileiro, e é Pastor na Igreja Batista da Lagoinha Brasil e em mais 7 países. Em 11 anos o trabalho de Washington de Sá como embaixador dessas iniciativas alcançou incontáveis lugares e pessoas, tanto por meio dos projetos quanto das mais de 1000 palestras sobre os temas no qual veio a se especializar: a sexualidade humana – desenvolvimento sexual; violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; disfuncionalidade familiar; mídia e comportamento; fatores de risco e proteção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes; sinais e sintomas de violência sexual contra crianças e adolescentes; erotização infanto-juvenil e pedofilia. Hoje é Membro Vitalício da Academia de Letras, Artes e Cultura do Brasil/ALAC-BR (Imortal Cadeira 5), Embaixador da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture e Membro do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires.